A liberação, em fase de testes, foi anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS).
A partir dessa segunda-feira (6), será permitido que táxis com passageiros circulem pela pista reservada ao Move, nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, em Belo Horizonte. A ideia é fazer com que as viagens fiquem mais rápidas.
Desde o início do funcionamento do Move, em 2014, os taxistas estavam proibidos de circular na pista exclusiva para ônibus. A circulação está em fase de testes, que terá duração de 90 dias, a operação será monitorada e avaliada pela BH Trans.
Segundo a empresa, essa medida vai reduzir o trajeto para destinos populares na cidade, como o estádio Mineirão e os Aeroportos da Pampulha e Confins. A expectativa é que o tempo entre os trajetos sejam reduzidos em até 40%.
Os taxistas no entanto, precisam seguir algumas regras, tais como; Táxis vazios não podem circular na pista de ônibus, é obrigatório trafegar na faixa da direita, manter os faróis acesos e a placa luminosa do veículo ligada. Além de ser proibido o embarque e desembarque de passageiros ao longo da pista do Move.