As notícias falsas na campanha eleitoral são uma preocupação para autoridades
Com a aproximação das eleições, há apenas uma certeza entre os marketeiros e os cientistas políticos, que são a propagação de notícias falsas, as chamadas “fake news”. E na tentativa de combater essa prática que já deu certo na campanha presidencial dos Estados Unidos, com a eleição de Donald Trump, e que também já ocorreu em eleições brasileiras passadas, a Polícia Federal criou um grupo de trabalho para combater as fake news.
O Grupo de combate
Esse grupo será composto por um delegado federal, um agente e um perito criminal. A criação dessa força-tarefa vem para atender um pedido do Ministro do STF, Luiz Fux. O Ministro vai assumir a presidência do TSE em fevereiro, e já se reuniu com a cúpula da Polícia Federal para discutir esse assunto.
O grande desafio no combate das fake news, é que não há uma tipificação dessa atividade na legislação brasileira, em decorrência disso, a força-tarefa vai elaborar uma proposta de lei para ser enviada ao Congresso e votada antes das eleições para vigorar ainda este ano.