Horário de verão poderá ser extinto em todo Brasil

Período terá 15 dias a menos este ano

O horário de verão vai começar no dia 4 de novembro, um domingo após o segundo turno das eleições. Nesse ano ele terá 15 dias a menos, devido a um decreto presidencial publicado a pedido do TSE. O motivo para o pedido seria a apuração dos votos das eleições, o objetivo do TSE é reduzir a diferença entre a apuração entre as regiões do Brasil. Em alguns casos essa diferença pode chegar em até 3 horas.

O horário de verão será extinto?

A extinção em definitivo do horário de verão em todo o país está sendo estudada na Comissão de Infraestrutura (CI). A proposta (PLS 438/2017) do senador Airton Sandoval (MDB-SP) questiona a alegação de que o maior aproveitamento da luz solar reduz o uso de energia com iluminação artificial.

Segundo balanço do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o horário de verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do horário de verão. O argumento é que o consumo não é mais tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.

 

Fonte: Bhaz