A capital Belo Horizonte e outros 33 municípios da região metropolitana terão o sinal analógico desligado em julho
A Prefeitura de BH planeja dar início à uma campanha para informar aos telespectadores da substituição do sinal de TV analógico para o digital. A previsão é que essa mudança esteja finalizada até o dia 27 de julho, em Belo Horizonte e nas cidades da região metropolitana, incluindo Ribeirão das Neves.
Nessa semana, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) terá uma reunião com especialistas para divulgar a campanha com todos os detalhes. O desligamento do sinal analógico segue um cronograma decidido pelo Governo Federal, juntamente com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Você ainda usa o sinal analógico? Saiba o que fazer
Não é necessário esperar até julho para mudar para o sinal digital. O sistema já está disponível na capital e região metropolitana. Para utilizar o digital, você deve instalar um conversor e uma antena externa.
As TVs mas novas, já possuem esse sistema integrado, portanto, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canas. O sinal digital tem qualidade de som e imagem infinitamente superiores ao analógico, também não possui interferências.
Se você ainda tem um aparelho de tubo, também precisará de um conversor. O processo é simples, será preciso apenas ligar a antena externa e conectar o conversor na televisão.
Veja as cidades que terão o sinal analógico desligados a partir de 27 de julho.
Araçaí; Baldim; Belo Horizonte; Betim; Brumadinho; Cachoeira da Prata; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Fortuna de Minas; Funilândia; Ibirité; Igarapé; Inhaúma; Itaúna; Jequitibá; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Pedro Leopoldo; Prudente de Morais; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; São José da Varginha; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano