A nova estrutura vai centralizar todas as seis varas judiciais que operam na cidade.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou nessa quinta-feira o novo Fórum de Ribeirão das Neves. A estrutura custou cerca de R$ 20 milhões, e chega para por fim as deficiências estruturais do orgão, que tinha varas judiciais espalhadas por quatro prédios distantes um do outro, o que dificulta muito a agilidade de processos, muitas delas inclusive, não possuía estrutura mínima e funcionava de maneira improvisada.
A nova estrutura vai centralizar todas as seis varas judiciais que operam na cidade. O prédio conta com 75mil m² e terá capacidade de alocar até 15 varas judiciais. A nova unidade também conta com detector de metais, segurança e um salão de júri.
O desembargador Hebert carneiro, presidente do TJMG, afirmou que, com a nova unidade, todos os processos serão digitalizados. Isso implica em uma melhora significativa da eficácia e agilidade nos processos.
“Estamos em uma comarca que tem cerca de 12 mil internos no sistema prisional, e o sistema hoje ainda utiliza papel. A digitalização irá gerar uma agilidade nos processos, o que vai ajudar muito na abertura de vagas no sistema prisional”, afirmou Carneiro.