Atitude faz parte de método inovador de combate à dengue.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começou a expandir o processo de liberação de novos mosquitos Aedes Aegypti com a bactéria Wolbachia, que ajuda a reduzir a capacidade de transmissão de doenças como dengue, chygungunya e zika, na cidade.
Nessa etapa, os mosquitos vão ser soltos nas regionais Norte e Noroeste e em novos bairros de Venda Nova. A estratégia começou a ser implantada na capital mineira por alguns bairros da região de Venda Nova, em 5 de outubro. Foram contemplados, na ocasião, os bairros Jardim Leblon, Copacabana e Piratininga.
Nova fase
A nova fase, que integra as ações do Estudo Clínico Controlado Randomizado (RCT, sigla em inglês), será desenvolvida onde vivem cerca de 400 mil pessoas.
O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/WMP e terá a participação de uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Além da liberação dos Aedes com Wolbachia, nesta etapa será feito um estudo por meio do monitoramento da saúde de crianças de 6 a 11 anos, de escolas municipais, para verificar as tendências das incidências de doenças transmitidas pelo Aedes nestes locais.
Fonte: Itatiaia