Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária

Novo sistema visa melhorar a segurança e agilidade no processo de cobrança

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto com a rede bancária, está desenvolvendo um sistema de cobrança mais moderno, com o objetivo de aumentar a segurança e a agilidade do processo, fazendo com que seja possível o pagamento de boletos em qualquer banco mesmo após o vencimento.

De acordo com Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de negócios e operações da Febraban, o novo sistema vai permitir o pagamento em qualquer agência bancária participante, como também vai reduzir as inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade, além de permitir a identificação do CPF do pagador, fazendo com que facilite o rastreamento dos pagamentos e ajudando a combater fraudes.

Segundo o diretor-adjunto, todos os dados que por norma do Banco Central, deverão constar no boleto, como CPF/CNPJ do emissor, data do vencimento, valor, como também o nome e número do CPF ou CNPJ do pagador, vão trafegar pelo novo sistema. Isso vai fazer com que os bancos possam controlar com mais eficácia todos os boletos que forem emitidos, melhorando a capacidade de filtrar a emissão de boletos indevidos.

No Brasil, são emitidos cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários, por esse motivo a implantação do novo sistema deverá ser iniciada em março, com boletos no valor de 50 mil, e até Dezembro de 2017 todos os valores.